Rhodiola: a planta antidepressiva e que lhe dá energia


Fonte: EsmeraldAzul – para uma vida saudável, consciente e sustentável
A Rhodiola (Rhodiola rosea, raiz dourada ou raiz do Ártico) é uma planta adaptógena que cresce nas regiões frias do mundo (Ártico, zonas montanhosas de todo o mundo: Ásia central, Europa (Alpes, Pirenéus), Escandinávia, Islândia, Grã-Bretanha e Irlanda).

Para suplementação são extratos da raiz que são utilizados.


Para que serve

A Rhodiola é usada para aumentar a energia e sensação de vitalidade, a força física e também a capacidade mental. Por ser adaptógena ajuda a resistir/adaptar ao stress físico, químico ou emocional sem perturbar o normal funcionamento do corpo.
É também usada para aumentar a performance atlética, combater a fadiga, diminuir o tempo de recuperação após exercício intenso e até melhorar a função sexual. Regula os batimentos cardíacos e melhora a memória.

Muito procurada também pelos seus efeitos antidepressivos, ansiolíticos e imunoestimulantes.
Os extratos de Rhodiola parecem proteger as células dos danos externos e interferir na produção de neurotransmissores e na produção de ATP (energia).
Não há muita evidência científica publicada sobre o assunto, mas alguns estudos vão sendo feitos e, ainda recentemente, uma publicação considerou os extratos de rhodiola seguros e com efeito a nível do stress diário. A Rhodiola é usada há séculos, tendo sido mencionada pela primeira vez num livro do autor grego Pedânio Dioscórides que investigava fármacos.

Rhodiola melhor tolerada que a Sertralina em casos de depressão

Uma investigação publicada em Março na revista Phytomedicine trouxe conclusões muito interessantes sobre o efeito da Rhodiola em casos de depressão leve ou moderada. Foi comparado o efeito da Rhodiola com a medicação Sertralina e com placebo.
57 pacientes foram sujeitos a 12 semanas de Rhodila, Sertralina ou Placebo e durante essas semanas, os seus sintomas foram avaliados com escalas adequadas.
A Sertralina e a Rhodiola fora eficazes de igual forma, segundo quase todas as escalas usadas. Uma das avaliações foi mais favorável à Sertralina mostrando que o seu efeito foi mais potente. Mas, a Sertralina apresentou também muitos mais efeitos secundários que a Rhodiola e o Placebo.
Os investigadores concluem que apesar de a Rhodiola ter um efeito terapêutico mais fraco, apresenta também menos efeitos secundários e que por isso foi melhor tolerada, sendo uma alterativa válida.
Em casos de indivíduos com depressão leve ou moderada, devem ser ponderadas sempre alternativas mais naturais e a Rhodiola pode ser uma dessas hipóteses, quando aliada por exemplo à acupuntura, ou massagem de relaxamento como Tui Na ou Shiatsu.


Como se toma

Doses de 50 mg podem já ter algum efeito e, se preferir, pode começar por essa dosagem. Pode também iniciar a suplementação com 100 mg uma vez por dia durante 1 semana e aumentar 100mg a cada semana, até estar a tomar no máximo 400 mg por dia. Deve tomar-se de manhã e fazer, no máximo, suplementação de 4 semanas.
Escolha suplementos que contenham os glicosídeos com maior efeito que são a rosavina e salidrosida.


Cuidados a ter

A Rhodiola tomada por via oral até 4 semanas é segura. Não se conhecem efeitos secundários, nem há estudos feitos a longo prazo. Pode surgir, como com outros adaptógenos, excitação, insónia ou irritabilidade. Se isso acontecer, deve parar a suplementação.
Na gravidez e aleitamento, por não haver informação, desaconselha-se o uso.

A rhodiola é uma planta adaptógena indicada para situações muito comuns nos tempos stressados dos dias de hoje: fadiga, falta de concentração, diminuição do rendimento cerebral, pouca energia e comportamentos/pensamentos ligeiramente depressivos.

Onde Comprar 

Pode adquirir a Rhodiola Rosea da Plantapol embalagem de 60 comprimidos de 470mg na BioBOTICA com 50% de DESCONTO por apenas 27,9€ = 13,95€ 

Encomendas

917179277 - 969990656 - 212311342

BioBOTICA - A Sua Loja de Produtos Naturais
Avenida 25 de Abril Nº27 Centro Comercial Parque Loja 26 2870-150 Montijo, Portugal

Nota: Campanha válida para o stock existente.

Sem comentários: